Voltar Data da postagem:26/09/2012

SE AQUEÇA COM OS CHÁS





No inverno, por causa do frio, é comum sentirmos mais fome e esquecermos o valor calórico e nutricional do que comemos. As baixas temperaturas também são motivo para adiarmos a atividade física.

Assim exageramos nos chocolates, fondues, sopas cremosas e bebidas alcoólicas e deixamos de lado a ginástica e no fim do inverno acumulamos aqueles terríveis quilinhos a mais.

Boa sugestão para manter o corpo aquecido no inverno sem correr o risco de ganhar uns quilos a mais é substituir o chocolate quente e o cappuccino por chás que além do sabor, podem proporcionar benefícios à saúde.

Os chás de camellia sinensis, chá verde e chá branco, por exemplo, possuem como princípio ativo os polifenóis e as catequinas, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos além de prevenir contra alguns tipos de câncer.

Outras plantas isentas de prescrição médica e que podem auxiliar no tratamento de sintomas de gripe e resfriados são a menta piperita, a hortelã, que além de ação digestiva atua também como expectorante, assim como a erva doce.

O chá de gengibre é expectorante das vias respiratórias. O alcaçuz e o alecrim reduzem a produção de muco e desobstruem as vias aéreas.

Mas tão importante quanto à escolha da planta que será usada é a forma de preparo do chá, para que o mesmo preserve seu efeito terapêutico.

Quando forem usadas partes macias da planta, como folhas, flores e sementes pequenas, faz-se uma infusão. Para isso coloque água filtrada para ferver, ao levantar fervura apague o fogo coloque a planta e abafe por 10 minutos, depois coe e tome o chá.

Se a parte da planta que for usada for uma parte dura como casca, raiz ou semente grande será preparada uma decocção. Neste caso a planta deve ser colocada em água fria e levada ao fogo para ferver por 5 minutos.

Vale lembrar que o principio ativo das plantas vai se perdendo com o passar do tempo então o ideal é fazer o chá na hora que for consumi-lo. No máximo ele pode ser guardado na geladeira durante o dia em que foi preparado. E chás para tratamento não devem ser adoçados.

É também recomendável que para o preparo de chá seja usado recipiente de vidro a fim de evitar que o sabor e as propriedades dos mesmos sejam alteradas.

Fonte: Flávia Morais - Nutricionista